Mais uma vez estiveram reunidos em Passo Fundo deputados estaduais da Comissão de Aviação Civil da Assembleia Legislativa para tratar sobre a reforma do aeroporto Lauro Kortz. Em audiência pública realizada na UPF, lideranças de diversos segmentos da cidade e da região, debateram a importância de melhorias urgentes para o aeroporto local.
Participou da audiência a diretora do Departamento Aeroportuario (DAP) do Governo Estadual. Ligia Alves atualizou as informações referentes ao projeto de ampliação do Lauro Kortz e disse que a Fepan já realizou uma vistoria na área e que o governo aguarda a liberação de duas licenças para que o projeto possa ser enviado para a Secretaria de Aviação Civil, responsável por licitar a obra. A diretora disse que nenhuma obra do plano nacional foi autorizada até agora, mas que Passo Fundo deverá ser um dos primeiros projetos liberados.
Alguns números divulgados pelo DAP ilustram a urgência na reforma do aeroporto Lauro Kurtz. Nos últimos três anos o movimento passou de 53 mil para 168 mil passageiros por ano. A participação na aviação regional do Rio Grande do Sul saltou de 27% para 45%, sendo superado apenas por Caxias do Sul. Mesmo com esse movimento crescente o termina de Passo Fundo não recebe obras desde 2011.