Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Parcialmente nublado
27°
14°
20°C
Espumoso/RS
Parcialmente nublado
No ar: Show da Manhã
Ao Vivo: Show da Manhã
Geral

Comunidade do Varame de Campos Borges comemorou sua tradicional Festa de Santo Antônio

15.06.2015 11h38  /  Postado por: upside

Neste domingo,14 de junho,  aconteceu a tradicional Festa do Padroeiro  de Campos Borges, Santo Antônio do Varame. Em Salvador, nas ladainhas, novenas e trezenas dedicadas ao santo, pode se ouvir exclamações espontâneas, como “Antônio, me escuta!” ou “Antônio, atende meu pedido!”. “De tão íntimo, dispensa-se o título de santo a ele”, conta o estilista Mário Queiroz, que presenciou a cena numa igreja perto do Pelourinho. No meio dos pedidos, se clama pelo bem mais desejado na vida: uma cura, um marido, um emprego e até uma televisão de plasma, porque não é preciso ter vergonha de pedir algo importante ao santo. No Brasil, a figura do moço de traços nobres e bonitos com Jesus ao colo é vista em casas, altares, medalhinhas e santinhos. Ela se perpetua em nossa lembrança de forma carinhosa. “Desde criança tenho devoção a Santo Antônio. Sua imagem fazia parte do cenário da família”, lembra o frei Geraldo Monteiro De Roma, autor de Santo Antônio – Vamos Conhecer a Vida de um Grande Santo. Trata-se de uma obra sobre a vida do frade que perambulou pela Europa no início do século 13.
Santo Antônio é popular porque amou os pobres, alguns relatos contam que ele teria conseguido um dote para uma moça italiana casadoira (daí ser o santo das casamenteiras), outros falam que distribuiu pães doados por uma devota francesa que lhe atribuiu um milagre (segundo a tradição, o pãozinho bento dado pelas igrejas consagradas a ele no dia 13 de junho garante fartura em casa se colocado numa lata de mantimentos). O santo também teria o dom de devolver objetos e de obter vitória em causas perdidas devido a outro grande feito: teria convencido um noviço a se arrepender de lhe ter roubado o livro de orações depois de esse fiel ter avistado o diabo numa ponte. Além das histórias ligadas a Santo Antônio, uma graciosa tela de um monge holandês no século 16 talvez tenha sido uma das maiores publicidades de seu carisma: ele pintou o santo se divertindo com as traquinagens do Menino Jesus espalhando livros pelo chão de uma biblioteca. Nela, Antônio mostra sua alegria e bondade com a Criança Divina, e por essa intimidade com o Menino Deus se tornou o santo ideal para receber nossos pedidos.  Nossa reportagem esteve acompanhando a festa da comunidade do Varame e inicialmente conversamos com  João da Silva, um dos coordenadores da festa. A ministra da comunidade do Varame Nelva Fernandes, fala de toda a celebração, coordenação, equipe de liturgia e todo  o público  que se fez presente, a mesma lembra que em 2017 terá a festa dos 100 anos da comunidade igreja de Santo Antônio, a qual  foi a primeira local de oração que surgiu em 1917, como destaca a coordenadora.
Finalizando Nelva destaca a homenagem feita a Aumerinda Soares, Oramcíbio Fernandes Soares, Maria Dalacorte Faccin, Manoel João Koeppe e o casal Aratório e Edorildes Neves. 
 
Ouça no player acima:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO