Rádio Planetário FM 91.5

Município de Espumoso é destaque em alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Educação (SMECT) de Espumoso realiza trabalho diferenciado na Alimentação Escolar desenvolvendo as seguintes atividades:
Atendimento a alunos com necessidades alimentares especiais
Através da capacitação de fornecedores da agricultura familiar e funcionários da escola, foram adquiridos no ano de 2015 o pão sem glúten e bolachas sem lactose pela agricultura familiar. Sabemos que esse é um longo caminho a ser percorrido, porém já estamos nos preocupando com o atendimento nutricional das crianças portadoras de alergias e intolerâncias alimentares.
Aulinhas de culinária:
Treinamento e formação continuada de merendeiras, incentivando às boas práticas na alimentação e técnicas dietéticas para melhor aproveitamento da merenda escolar.
Atendimento especial ao EJA e Educação Infantil:
Avaliação nutricional das crianças de educação infantil: quase 60% de todas as crianças que frequentam as escolas de educação infantil do município já foram avaliadas nutricionalmente pela nutricionista pelo sistema SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional), o qual é interligado com o sistema SUS de saúde assim as informações da avaliação ficam disponíveis para rede de saúde do Município.
Na EJA foi promovido aula interdisciplinar com orientações sobre alimentação saudável e avaliação nutricional dos alunos.
Seminário Intermunicipal De Alimentação:
Promovido pela SMECT e com apoio da EMATER, tem o objetivo de promover a importância da alimentação saudável, consumo de alimentos naturais e orgânicos, incentivar a agricultura familiar, expor trabalho dos alunos do ensino fundamental e projetos do politécnico.
Produtos adquiridos da agricultura familiar
Os alunos da rede pública de Espumoso sentem no dia a dia os benefícios de uma alimentação saudável, elaborada com produtos colhidos no município. A Prefeitura Municipal, usa recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para adquirir produtos de agricultores familiares do município. São adquiridos cucas, bolachas e pães de farinha de trigo e centeio caseiros, além de laranja, alface, repolho, tempero verde, beterraba, cenoura, couve-flor, brócolis, tomate, mandioca, batata doce e linguiça pura de carne suína. O leite em pó, que é adquirido de uma cooperativa de agricultores familiares que industrializa o leite produzido na região.
O Escritório Municipal da Emater é responsável pela assistência técnica e social na produção desses alimentos e também pela elaboração dos Projetos de Venda dos mesmos. A entidade, que no último dia 02 de junho completou 60 anos no Estado, e já está a 48 anos em Espumoso considera um avanço para os agricultores familiares e para as crianças que têm alimentos saudáveis e frescos, produzidos no município.

Sair da versão mobile