Domingo, 08 de Setembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
27°
12°
19°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Música, Informação e Esporte
Ao Vivo: Música, Informação e Esporte
Geral

PIB do RS, no 1º trimestre apresenta queda de 1,3%

10.06.2015 15h34  /  Postado por: upside

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) órgão responsável pela análise e divulgação de dados econômicos do estado do Rio Grande do Sul divugou nesta terça-feira (09/06) que a taxa do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho no primeiro trimestre de 2015 teve queda de 1,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com a análise dos economistas da FEE o desempenho negativo do PIB gaúcho no primeiro trimestre do ano  foi em decorrência da forte queda de 6,9% do setor industrial. O economista responsável pelo estudo do PIB gaúcho, Roberto Rocha, comenta sobre o desempenho da economia do estado e destaca a grave situação do setor industrial nos últimos trimestres.
Dentro da avaliação por setores do PIB gaúcho, a agropecuária teve crescimento de 1% neste primeiro trimestre, com destaque para a soja cujo desempenho foi 16% superior ao mesmo  período do ano passado. O economista Roberto Rocha explica que sozinha, a agropecuária não tem como salvar o PIB gaúcho em 2015. Em sua opinião, a indústria do estado é muito dependente do ambiente nacional.
O presidente da FEE, Igor Morais, faz uma análise de projeção para a economia gaúcha para os próximos trimestres deste ano. Ele informa que o Rio Grande do Sul está vivendo o terceiro ciclo recessivo nos últimos 10 anos. Igor Morais acredita que a partir do terceiro trimestre, com estoques regulados na indústria, a economia do estado possa melhorar os seus indicadores.
A taxa acumulada do PIB do Rio Grande do Sul nos últimos quatro trimestres apresenta queda de 1,4%. Os setores da indústria e da agropecuária tiveram desempenho negativo. O único destaque positivo é o setor de serviços que teve desempenho 0,2% no acumulado dos últimos 12 meses.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO