Rádio Planetário FM 91.5

Câmara de Vereadores de Campos Borges prestou homenagem a Pedro Simon

Na noite da última sexta-feira, 10, a Câmara de Vereadores de Campos Borges entregou ao ex-governador e ex-senador Pedro Simon, a honraria de cidadão camposborgense. A homenagem iniciou por volta das 20h35 min, com a chegada do homenageado e foguetório. Ao fim da solenidade, todos foram recepcionados no Ginásio Poliesportivo, por ocasião do jantar do peixe, quando aconteceram apresentações artísticas gaúchas  e de  artistas locais do CTG Galpão Hospitaleiro, sendo que logo após se seguiram mais homenagens e discursos de autoridades e políticos da região. Estiveram presentes autoridades como o presidente da Emater, Clair Kuhn e representantes de parlamentares do PMDB em nível estadual.
A história de Simon no Senado começou em 1978, quando ele se elegeu senador pelo MDB. Em 1981, ele esteve em Campos Borges, então distrito de Espumoso, onde ouviu de lideranças o pedido de asfaltamento da estrada que ligava Espumoso a Campos Borges e a Salto do Jacuí. Outro anseio era a emancipação de Campos Borges de sua cidade mãe. Eleito governador do Estado em 1986, assinou a Lei das Emancipações.
Em 1988, quando Campos Borges tornou-se município, assinou a ordem de serviço para início do asfaltamento, entregue pouco tempo depois.  Em 1990, depois de deixar o governo do Estado, voltou ao Senado, onde assumiu em 1991. No ano seguinte, ajudou a bancar a CPI do PC Farias, que derrubou o então presidente Fernando Collor. Após, virou alicerce da sustentação de Itamar Franco na Presidência. Líder do governo, teve papel importante na aprovação do Plano Real.
Reelegeu-se ao Senado em 1998 e em 2006. Nas eleições de 2014, ficou em terceiro lugar. Encerrou seu mandato em 31 de janeiro de 2015. Nossa equipe de reportagem acompanhou o evento
Ouça as reportagens no player acima

Sair da versão mobile