Sartori é empossado prometendo mudanças amplas e duradouras
O governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), foi empossado na tarde desta quinta-feira (1º), com a realização de cerimônia de juramento na Assembleia Legislativa. Em seguida, encaminhou-se ao Palácio Piratini para o ato de transmissão de cargo. Sartori em seu discurso agradeceu a todos os gaúchos pela confiança e pelo incentivo e lembrando que o dia 1º de janeiro é uma data especial de paz e fraternidade, na qual o RS vive um momento de encontro entre o Estado que já fomos, o Estado que somos e o Estado que queremos ser.
O público que acompanhou a solenidade, estimado em 800 pessoas, vibrou com a chegada de Sartori. Exatamente às 15h38min, o novo governador assinou o termo de compromisso de posse.
Sartori direcionou suas palavras para a importância da eficiência do Estado no atendimento à população gaúcha, em um discurso de 12 minutos. Em seguida, houve a nomeação dos 19 secretários que vão compor as pastas do governo.
Eleito com 3,8 milhões de votos (61,2% do total), José Ivo Sartori é o 38º governador do Rio Grande do Sul desde o início da República. Em 1976, filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), que mais tarde passaria a ter a sigla PMDB. Esta foi a única legenda partidária à qual pertenceu. Naquele mesmo ano, elegeu-se vereador em Caxias do Sul. Depois, a partir de 1982, foi eleito deputado estadual cinco vezes consecutivas.
Durante o governo de Pedro Simon, comandou a Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, entre 1987 e 1988, quando, entre outras ações, atuou como mediador no conflito que ganhou o nome de A Revolta de Guajuviras, em Canoas.
Em 2002, Sartori elegeu-se deputado federal e, em 2004, venceu a eleição à prefeitura de Caxias do Sul. Em 2008, foi reeleito. Já exerceu também as funções de vice-presidente estadual do PMDB e de presidente da Assembleia Legislativa, em 1998, quando assumiu o governo do Estado em duas ocasiões. A rede Líder de Rádios acompanhou a posse e vamos ouvir algumas lideranças que abordamos na ocasião.
Ouça no player acima: