Rádio Planetário FM 91.5

Governo estadual divulga resultado da votação popular para o orçamento de 2015

O governador Tarso Genro, acompanhado de secretários de estado, divulgou na manhã desta terça-feira (24), no Palácio Piratini, o resultado da votação popular na escolha de prioridades regionais que farão parte do orçamento estadual de 2015. De acordo com o resultado apurado pelo governo, cerca de 1,3 milhão de gaúchos votaram na definição de obras e serviços de suas regiões. O total de votantes representa 15% de todo o eleitorado do estado. A participação na votação por meio digital foi de 255.571 votantes, um crescimento de 62% em comparação à eleição do ano passado. Foi apurado que neste seguimento de voto eletrônico, o público feminino entre 16 a 29 anos compareceu em maior número. Para explicar a estatística da terceira etapa do processo de Participação Popular e Cidadã (PPC), reproduzimos o trecho do discurso do secretário-geral de governo, Vinícius Wu.
As prioridades eleitas na Participação Popular e Cidadã (PPC) vão fazer parte da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) do estado. Para que isso ocorra, o governo vai enviar projeto de lei à Assembleia Legislativa de incluir a decisão popular na hierarquia de recursos da LDO para que as obras e serviços eleitos pelo povo possam ter o compromisso de sua execução. O secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, explica a iniciativa.
Para Hugo Chimenes, presidente do Fórum dos Coredes do Rio Grande do Sul (conselhos regionais de desenvolvimento) o valor atual destinado às prioridades da votação popular poderia ser maior, contudo, ele destaca como grande avanço a inclusão da decisão do povo na Lei de Diretrizes orçamentária do estado para acabar de vez por todas com a transferência da execução das obras para a gestão seguinte.
Ao fim da cerimônia o Governador Tarso Genro falou com a imprensa e disse que o Sistema de Participação Popular é um instrumento de inserção da comunidade na administração pública.

Ouça no Player Acima.

Sair da versão mobile