Ana Amélia, com apoio de Aécio Neves, lança pré-candidatura ao governo do RS
A senadora Ana Amélia Lemos (PP) lançou sua pré-candidatura ao governo do Rio Grande do Sul na tarde deste sábado, 24 de maio no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O evento também marcou a confirmação da coligação de apoio à Ana Amélia Lemos pelos partidos PSDB e Solidariedade, representados pelos seus presidentes nacionais senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o deputado federal Paulo Pereira da Silva (SDD-SP), o Paulinho da Força Sindical. De acordo com a organização do evento, cerca de quatro mil pessoas compareceram às dependências da Assembleia gaúcha, onde foi realizada coletiva de imprensa seguida da convenção. Na coletiva a senadora Ana Amélia Lemos informou que com a diminuição do número de secretarias e cargos comissionados na esfera estadual seria possível pagar o piso nacional ao magistério gaúcho.
Ainda na coletiva de imprensa o senador e pré-candidato à presidência Aécio Neves (PSDB-MG) comentou que menos de 40% dos projetos que foram prometidos para a copa do mundo serão entregues a tempo. O senador listou que ineficiência e improviso foram as marcas constatadas na gestão do que ficará como legado para a posteridade.
Diversas autoridades, lideranças políticas e empresariais estiveram presentes ao ato que confirmou a formação da chapa composta pelos partidos PP, PSDB e Solidariedade para o governo do estado. A ex-governadora Yeda Crusius, cuja marca de sua gestão foi o déficit zero falou com nossa reportagem. Ela fez um panorama da atual situação financeira do estado e disse que apesar de difícil, por causa da atual conjuntura, é possível realizar um novo déficit zero com crescimento e investimento.
Em seu discurso, para um auditório lotado, a senadora Ana Amélia Lemos (PP) disse que a sua pré-candidatura ao governo do estado é o maior compromisso de sua vida. Segundo a senadora, gerir um estado requer transparência, controle e planejamento. Ela finalizou enaltecendo que seu gabinete no senado é o mais econômico para o erário.
O ato que oficializou a pré-candidatura da senadora Ana Amélia Lemos ao governo do Rio Grande do Sul, cujo nome dado é esperança, foi muito concorrido de autoridades e lideranças políticas. Algumas autoridades presentes: o deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) e sua esposa Angela, virtual candidata a uma vaga no senado pelo estado catarinense, Alberto Pinto Coelho, governador de Minas Gerais, José Eliton de Figuerêdo, vice-governador de Goiás, os presidentes estaduais do PSDB e PP, deputado estadual Adilson Troca e Celso Bernardi respectivamente.