Deputado Federal Alceu Moreira fala sobre o conflito entre índios e agricultores
“Vergonha” foi à palavra que o Deputado Federal Alceu Moreira usou para definir o episódio que resultou na morte de duas pessoas no conflito de terras entre índios e produtores rurais
O conflito histórico por terra, entre índios e agricultores, resultou na morte de dois produtores rurais, no fim da tarde dessa segunda-feira (28), no norte do Rio Grande do Sul. Os irmãos Anderson de Souza, 28, e Alcemar de Souza, 33, foram encontrados mortos com marcas de tiro e diversos ferimentos no interior do município de Faxinalzinho (415 kmde Porto Alegre), no Alto Uruguai. Os corpos estavam em uma propriedade rural na localidade de Linha Coxilhão.
Segundo testemunhas ouvidas pela polícia, a dupla teria tentado furar o bloqueio a uma estrada feito pelos indígenas, que protestam pela demarcação de terras. Houve desentendimento. Os irmãos fugiram, mas foram perseguidos.
Por se tratar de uma questão envolvendo indígenas, a PF é quem vai investigar o episódio.
Desde o início da semana, os índios vêm bloqueando diversas estradas na região. Eles reclamam do descaso dos governos estadual e federal com sua questão. Eles dizem que parte da área lhes pertence.
Quem se manifestou em relação a esse assunto foi o Deputado Federal Alceu Moreira – PMDB/RS que caracterizou o episódio como uma “Vergonha por parte dos órgãos competentes por deixar a situação chegar a esse ponto”