Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 3383.3400
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo limpo
27°
14°
15°C
Espumoso/RS
Tempo limpo
No ar: Madrugadão Planetário
Ao Vivo: Madrugadão Planetário
Agricultura

Sistema Farsul na Expodireto 2014

11.03.2014 10h06  /  Postado por: upside

Programa de Auditório e Cinema 5D são atrações do Senar-RS na Expodireto
 
A Expodireto Cotrijal 2014, em Não-Me-Toque, contará com a apresentação de cinema 5D do Senar-RS, entre os dias 10 e 14 de março, quando os visitantes da feira poderão assistir gratuitamente a um vídeo sobre produção sustentável.
O objetivo do filme, que já foi visto por mais de 3 mil visitantes na última Expointer, em Esteio, é conscientizar o público sobre o importante papel do produtor rural na produção com responsabilidade sustentável no campo.
Com capacidade para seis “passageiros”, o cinema 5D oferece experiências únicas ao proporcionar sensações de movimento e contato com fenômenos climáticos como chuva e vento, que também fazem a diferença na emoção que gera nos participantes.
Além da experiência sensorial, o filme mostra aos visitantes uma viagem da agricultura na história da humanidade e a importância das práticas conservacionistas realizadas pelos produtores rurais. Antes de entrar na sala de exibição, os participantes irão conferir um vídeo sobre práticas sustentáveis em propriedades brasileiras. 
Espaço Conhecimento terá programa de auditório com perguntas e respostas
Além do Cinema 5D, o Senar-RS estará promovendo na feira uma dinâmica que vai estimular os participantes a exercitar seus conhecimentos sobre temas atuais e presentes na rotina dos produtores rurais, como Normas Regulamentadoras no Trabalho, Sucessão Rural, além de questões sobre o Novo Cadastro Ambiental Rural – CAR. “Escolhemos esses temas por estarem diretamente ligados à vida dos produtores e trabalhadores, além de estarem relacionados a boa parte dos cursos profissionalizantes que o Senar oferece ao público.” – complementou o Superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl.
No “Espaço do Conhecimento”, dois atores estarão conduzindo uma espécie de “programa de auditório” em que os visitantes da feira responderão “falso ou verdadeiro” para perguntas que aparecerão no telão.  Ao acertar as questões, os participantes ganharão prêmios. Na bancada, técnicos do Senar estarão à disposição para ajudar a responder as perguntas e esclarecer dúvidas sobre os temas.
Ao final da apresentação, todos os participantes poderão levar um guia de perguntas e respostas sobre os temas, organizado pelo Senar.
O Senar oferece mais de 170 cursos profissionalizantes em todo o Rio Grande do Sul por meio dos Sindicatos Rurais e alguns Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Quem visitar o estande do Sistema Farsul na feira, poderá conhecer todas as oportunidades que o Senar oferece em capacitação profissional para temas ligados ao campo.
 
 
 
Saiba tudo sobre Código Florestal e Cadastro Ambiental Rural
 
Uma parceria entre a Cotrijal e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Senar/RS) vai trazer para a Expodireto deste ano um trabalho de esclarecimento sobre o novo Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A programação envolve palestras, exposição e teatro.
No piso superior da Casa do Meio Ambiente, nos cinco dias da feira, acontecerão várias palestras informativas sobre o Código Florestal e o Cadastro Ambiental Rural, algumas direcionadas especificamente para produtores da Cotrijal. E no piso inferior, os visitantes terão acesso a mais informações sobre o assunto, através de banners e outros materiais. Também poderão conferir uma maquete sobre a conservação das águas, demonstrando os benefícios dos açudes para o meio ambiente.
Conforme o superintendente Gilmar Tietböhl, o Senar-RS fará  quatro apresentações de 30 minutos, por meio das quais dois instrutores do Senar ministrantes de cursos relacionados com o tema vão apresentar os detalhes do novo código e do cadastro, além de esclarecer as dúvidas dos produtores rurais que estão sendo mobilizados pela Cotrijal para participar das palestras. “Esta parceria vem para aumentar nosso alcance de prestar informação sobre o assunto aos produtores e trabalhadores rurais” – ressaltou Tietböhl. O Senar também vai distribuir um material explicativo contendo as exigências e as regras de acordo com os módulos fiscais para manutenção e recuperação das APPS.
Segundo o engenheiro agrônomo Danilo Luiz Benedetti, instrutor do Senar-RS e presidente do Sindicato Rural de Espumoso a ideia é detalhar algumas regras do novo Código e também explicar como vai funcionar o CAR. “A nova legislação tem muitos detalhes que são importantes e que o produtor precisa saber”, avalia. Para Benedetti, a parceria com a Cotrijal é de suma importância na divulgação do novo Código Florestal e também do CAR. “A feira oferece uma estrutura fantástica para se fazer esse trabalho e para um público muito grande”, comenta.
A coordenadora de Meio Ambiente da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, informa que apesar de ainda não haver um prazo para os produtores iniciarem o cadastro – falta a regulamentação do governo federal – é importante o produtor manter-se informando sobre a nova legislação e como funcionará o cadastro. “Esse assunto merece atenção dos produtores daqui pra frente porque apesar de não ter sido definida a data de início do preenchimento do CAR, esse momento irá acontecer, conforme prevê a legislação”, ressalta.
 
Programa Juntos para Competir na Expodireto 2014
 
As ações, focadas no desenvolvimento sustentável, ambiental e social do agronegócio, serão destaque pelo Programa Juntos para Competir, na Expodireto Cotrijal em Não-Me-Toque, no estande das entidades que promovem o programa: Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul, Farsul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar-RS  e  Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas. Sebrae- RS.
Os visitantes da feira terão oportunidade de conhecer o trabalho que as entidades estão realizando para promover 22 cadeias produtivas do setor, no Rio Grande do Sul. Até o momento, mais de 2 mil produtores rurais estão sendo beneficiados com conhecimentos nas áreas de gestão empresarial, domínio tecnológico, agregação de valor ao produto e posicionamento para a competitividade.
O “Juntos para Competir” tem uma série de ações, como, a realização de consultorias setoriais para a elaboração dos planos de trabalho; acompanhamento dos Grupos Setoriais, por técnicos do Sebrae/RS e Senar-RS; ações de formação profissional e promoção social; apoio à realização de eventos estaduais, regionais e locais; promoção de fóruns, seminários, simpósios, congressos, encontros técnicos, palestras, workshops e visitas técnicas; realização e organização de cursos e treinamentos; contratação de especialistas; contratação de consultoria técnica e gerencial; organização de missões técnicas, capacitação técnica/gerencial; estratégias de comercialização e apoio às empresas para participação em eventos de interesse.
 

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO