Segunda-feira, 26 de Setembro de 2022
Telefone: (54) 3383.3400
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
Tempo nublado
21°
12°
20°C
Espumoso/RS
Tempo nublado
No ar: Convidados da Tarde
Ao Vivo: Convidados da Tarde
Geral

Municípios da região são contemplados com máquinas pelo PAC2 em Passo Fundo

21.12.2013 10h37  /  Postado por: upside

O sábado (21) foi movimentado no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Cem prefeitos do estado compareceram à cerimônia de doação de 50 caminhões-caçamba e 50 motoniveladoras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O investimento superior a R$ 32,5 milhões beneficiará mais de 208 mil pessoas que vivem e trabalham na zona rural do estado, sendo quase 61 mil famílias de agricultores familiares. A entrega será feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, às 10h30, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. 
Os municípios atendidos se concentram na região nordeste do estado. “A produção agrícola nos lugares selecionados é basicamente familiar. A região se destaca pela bacia leiteira, que tem grande importância na economia e depende de uma manutenção contínua das estradas para escoamento da produção, que deve ser feito diariamente”, explica o delegado federal do ministério no estado, Marcos Regelin. Há 568 equipamentos do Programa funcionando no Rio Grande do Sul e, segundo Regelin, eles estão produzindo efeitos altamente positivos para a agricultura familiar local. “Todas as respostas que temos são boas.” 
Cacique Doble é um das 100 localidades alcançadas com a entrega. O município tem 60% da população vivendo na zona rural, aproximadamente três mil pessoas, e cerca de 500 km de estradas vicinais. “Toda a nossa agricultura é de base familiar”, conta o prefeito Clairton Pasinato. Destacam-se na área a produção de soja, milho, trigo e leite. 
O município foi um dos primeiros a receber a retroescavadeira, em dezembro de 2011 – a entrega desse tipo de máquina foi concluída no estado em setembro deste ano. Há dois anos em funcionamento, o equipamento tem efetuado vários serviços de infraestrutura na zona rural. “Essa iniciativa é excelente. A agricultura familiar necessita muito de apoio, principalmente no relativo a estradas, das quais dependem para o deslocamento de toda a produção e das pessoas”, pontua o prefeito. 
OUÇA A ENTREVISTA COM TIAGO TRINDADE NO PLAYER ACIMA E AS FOTOS NA GALERIA.

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
CONCORDO