Após dezessete anos o América volta a repetir o feito que havia realizado em 1996, quando obteve o seu primeiro título da Série Prata diante do Reserg em Bento Gonçalves ao vencer o time da serra naquela ocasião pelo placar de 10×4. Pois, essa mesma sensação o torcedor americano voltou a sentir neste último sábado, com a grande vitória conquistada em Teutônia frente a forte equipe da ASTF, conquistando assim o Bicampeonato.
Embora com o ginásio lotado e encarando um adversário que em casa vinha com uma soma de quase 90% de aproveitamento, os americanos não se intimidaram realizando um jogo de igual para igual, onde a qualidade e a experiência acabaram prevalecendo a favor do time de Tapera que acabou surpreendendo o adversário ao vencer na prorrogação por 1×0, após ter empatado no tempo normal em 1×1 .
Ronaldão que foi campeão diversas vezes como atleta, mas, como treinador foi o seu primeiro título gaúcho, após o término da partida a comemoração e a emoção tomou conta por parte dos americanos que começou no ginásio e seguiu pelos torcedores que ficaram em Tapera ouvindo pela Rádio Planetário.
Jogo no tempo normal:
1º Tempo:
O único gol na etapa inicial, saiu aos 3min e 30seg, numa batida do Nuno que desviou no Márcio e entrou, calando a imensa torcida que compareceu em massa, lotando as dependências do ginásio de esportes de Teutônia.
2º Tempo;
Aos 10 min e 37 seg, numa jogada de Tevez na direita cruzou e de cabeça livre de marcação, Biel empatou para ASTF em 1×1.
Prorrogação:
Restando 3min e 40 seg, Nuno jogou a bola na área e no bate e rebote sobrou para e espumosense Marcel que no tumulto conseguiu colocar para o fundo da rede, marcando o gol do título.
Ficha técnica:
ASTF jogou com: Bílica, Biscuí, índio, Valmir e Cristian. Banco: Peixe, Igor, Biel, Karoque, Lucas, Tadeu, Neizinho, Tevez e Lingüiça. Técnico: Laudenor Bruni.
América jogou com: Ban, Nuno, Márcio, Fabinho e Marcel. Banco: Sacolé, Maico, Daniel, Gabriel, Douglas, Marcelinho, Mauricio, Vini Crestani e Vini Souza.
Arbitragem:Emerson Silveirae Leandro Sérgio Franceshi
Gols:
Biel (ASTF)
Márcio e Marcel (América)
Cartões amarelos:
Biscuí, Cristian, Biel, Igor, Karoque e Lingüiça (ASTF)
Nuno, Márcio, Maico, Marcel e Sacolé (América)
Cartão vermelho:
Biel (ASTF)
Destaques aos melhores da Série Prata:
Bicampeão América
Vice: ASTF
Goleiro destaque do campeonato: Bílica (ASTF)
Atleta destaque: Nuno (América)
Artilheiro: Cleiton Souza Ramires (AGF)
Defesa menos vazada: ASTF
Campanha do América:
Disputou 30 jogos, venceu 16, empatou 9, perdeu 5, gols feitos 112, gols sofridos 61, aproveitamento: 63%
Goleadores do time no campeonato:
Nuno 26 gols, Maico 20 gols, Douglas 16 gols, Marcel 16 gols, Marcelinho 8gols,Gabriel 7gols, Vini Souza 6gols, Daniel 5gols, Márcio 5gols, Mauricio 2gols, Leonardinho 2x.
Ouça o gol da prorrogação no player acima.