A capital gaúcha é a anfitriã do mundial de atletismo master que ocorre entre 16 a 27 de outubro. A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta terça-feira com o desfile das oitenta e duas delegações que reúne 4.182 atletas divididos em 14 categorias, dos 35 aos 99 anos, e competindo em 27 modalidades. As competições vão ocorrer em diversos locais de Porto Alegre, tais como Parque Marinha do Brasil, Gasômetro, Orla do Guaíba e o centro estadual de treinamento esportivo, CETE, onde ocorrem as provas em pista olímpica. Nossa reportagem esteve presente na cerimônia de abertura e falamos com Frederico Fischer, paulista de 96 anos, escolhido pelo comitê organizador a representar todos os atletas no juramento ao esporte na cerimônia de abertura. Sr. Frederico além de esbanjar saúde, também é recordista mundial nas provas de 100 e 200m rasos na faixa etária dos 90 anos.
O ex jogador de vôlei da seleção brasilera Paulão, recém empossado como gerente do escritório do comitê da copa em Porto Alegre, era uma das autoridades presentes ao evento de abertura do mundial de atletismo master. Paulão falou com nossa reportagem e expressou sua alegria de ser o anfitrião dos atletas e de seu trabalho à frente do comitê local da copa, cujo maior objetivo é deixar o legado para a posteridade de exemplo de como organizar evento do tamanho e da importância de uma copa do mundo.
Também como representante olímpico gaúcho, estava presente à cerimônia o ex judoca, bicampeão mundial, João Derly, que atualmente é vereador em Porto Alegre. Derly falou da importância de um evento como este para o estado gaúcho. Em sua opinião o evento promove o fortalecimento da cultura esportiva e também o lazer e a saúde.
Representando a segunda maior delegação em números de participantes, a primeira é a delegação brasileira com 578 atletas, a atleta argentina Sílvia Medina, de 53 anos, falou de seu desejo de vir participar do mundial e estar