Rádio Planetário FM 91.5

Seis municípios do Alto da Serra do Botucaraí assinam convênio com Fepagro na Expointer

Seis municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí assinaram nesta sexta-feira (30), durante a 36ª Expointer, convênio para adesão ao programa Dissemina, da Fepagro (Fundação de Pesquisa Agropecuária do Estado). A assinatura feita por representantes das prefeituras de Soledade, Lagoão, Barros Cassal, Jacuizinho, Gramado Xavier e Campos Borges, com o presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer.
O ato aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. O investimento total é de R$ 2,5 milhões, e faz parte do Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de carne e leite.
O Programa Dissemina, que já atende a trinta municípios do estado, oferece um veículo adaptado para o transporte de sêmen bovino e treinamento para responsáveis técnicos locais realizarem a inseminação nos animais. Também é garantida a esses municípios a distribuição de doses de sêmen, a custo zero, e nitrogênio a preço subsidiado. O objetivo do programa é melhorar a qualidade genética do gado, reproduzido em propriedades da agricultura familiar, e dirigido ao mercado de carne e leite. A meta do programa é atingir 150 municípios e disponibilizar 300 mil doses de sêmen até 2014.  
“Temos um enorme potencial de crescimento no setor dos pequenos e médios pecuaristas, especialmente na pecuária de leite. A realidade desses produtores no estado é complexa e desigual, por isso exige apoio dos governos. É essa união, entre governos e prefeituras, que vai nos levar a melhorar a quantidade e a qualidade do nosso produto”, afirmou o secretário da agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que participou da cerimônia. O secretário salientou que o Rio Grande do Sul possui 120 mil produtores de leite em 450 municípios, o que confere ao setor uma grande relevância para a economia do estado. A meta do governo é chegar à produção de 20 milhões de litros de leite diários nos próximos 10 anos.
O presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer, ressaltou que o Programa Dissemina “é uma parceria muito forte entre a Fundação e as prefeituras, que tem a única contrapartida de demandarem nossos profissionais para assessoria e treinamento permanentes”. O prefeito de Faxinal do Soturno, Volnei Savegnago, participou da mesa de abertura representando os municípios. “O Governo do Estado, com um programa como este, pensa nos pequenos municípios para o crescimento do estado como um todo. É um pequeno passo, para crescermos firmes e fortes”, afirmou.
Recuperação da Fepagro – O presidente da Fepagro, em seu discurso, apresentou ainda toda a reestruturação da Fundação, que recebeu investimento de R$ 50 milhões entre recursos federais, estaduais e emendas parlamentares, além da contratação de 48 novos doutores e servidores concursados. “Cada um de vocês sabe do estado lamentável em que se encontrava a Fepagro mais próxima do município que administram. Tivemos um grande apoio do governador Tarso Genro, que tem todo o comprometimento e reconhecimento com o valor do conhecimento científico e tecnológico, para a reestruturação da Fepagro”, afirmou Reihreimer.
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária é uma das instituições mais antigas de toda a América Latina e o Caribe na pesquisa agropecuária. Foi fundada em 1919 é é responsável pela primeira inseminação artificial em gado, feita em Vacaria.
 
Central do Interior
Diretoria de Jornalismo/SECOM
51 – 3213 0728
 

Sair da versão mobile