Rádio Planetário FM 91.5

Projeto Coprel Ecologia apresenta índice de 90,61% de sobrevivência das mudas plantadas

Neste ano, a cooperativa fará também a distribuição dos materiais para o estaqueamento das mudas, visando melhorar ainda mais os índices do projeto
O dia 09 de agosto de 2013 sinaliza a vida de 50 mil novas árvores, para 25 municípios da região de atuação da Coprel. Estes são os números da 9ª edição do projeto Coprel Ecologia, cuja solenidade de entrega oficial das mudas foi realizada na sexta-feira (09/08) na Ascoprel em Ibirubá. Representantes das prefeituras parceiras do projeto, agricultores, imprensa e autoridades em geral acompanharam os relatórios do plantio em 2012 e os avanços projetados para este ano.
O Coprel Ecologia é um projeto que promove a recuperação ambiental através do plantio de mudas de árvores nativas, em áreas de preservação permanente – APP’s. A cooperativa faz o contato inicial com as prefeituras, que, ao se interessarem no projeto, comunicam os agricultores e fazem a entrega das mudas.  O processo é acompanhando por um engenheiro florestal contratado pela Coprel, que trabalha em conjunto com os departamentos de meio ambiente, orientando o plantio e cuidado com as mudas e fiscalizando o desenvolvimento do projeto.
Na reunião do dia 09, a Coprel apresentou os dados consolidados do projeto em 2012. Dentre as 55 mil plantas distribuídas, o índice de sobrevivência foi de 90,61 % – um crescimento de 4,73% em relação ao ano anterior, e de 18,61% quando comparado ao início do projeto, em 2004. “O Projeto Coprel Ecologia é um dos melhores do Estado. Acredito que a metodologia em que é executado, em um trabalho conjunto da Coprel, das prefeituras e dos agricultores, somado ao acompanhamento efetivo, são os fatores responsáveis por garantir um dos melhores índices de sobrevivência de mudas plantadas do Estado”, declara o diretor do DEFAP – Departamento de Florestas e Áreas Protegidas, Junior Piaia, que participou do evento.
A Coprel também realiza uma campanha de incentivo às boas práticas de plantio, premiando cinco prefeituras e cinco produtores que se destacaram no atendimento aos critérios estabelecidos. Para as prefeituras, os quesitos avaliados foram: disponibilidade do técnico para acompanhamento de vistorias, atendimento dos prazos de entrega da documentação, orientação de plantio fornecida aos produtores, distribuição e cuidados das mudas desde a entrega, etc. As que se destacaram: Lagoa dos Três Cantos, Fortaleza dos Valos, Santo Antônio do Planalto, Selbach e Victor Graeff. Para os produtores, foi avaliado o índice de sobrevivência das mudas, que reflete o cuidado no plantio e manejo das espécies. Os premiados foram: Clóvis Borscheidt, de Selbach, com 97% de sobrevivência das mudas; Dirceu Olair Hoffstaedter, de Victor Graeff, e Reno Bohrz, de Ibirubá, ambos com índice 95%; e ainda os agricultores Arlindo José Ludwige Ingo Miguel Oberherr, de Boa Vista do Incra (que realizaram o plantio de forma conjunta) eValdomiro Lagemann, de Quinze de Novembro, que obtiveram um índice de 93% de sobrevivência das mudas.
Através do plantio de mudas pelo projeto, a Coprel cumpre com sua responsabilidade de reposição ambiental por realizar limpezas de faixa no entorno das redes de distribuição de energia elétrica. Os agricultores, que devem fazer o reflorestamento de APP’s, são beneficiados pois recebem mudas de árvores nativas de qualidade, provenientes de viveiros certificados, além de toda a orientação técnica para o plantio de forma gratuita. Neste ano, além das mudas, a Coprel distribuiu as estacas de madeira, que servem para fixação das plantas.
“O Coprel Ecologia é muito mais que as 50 mil novas árvores que serão plantadas em 2013, mais que as tantas milhares que foram devolvidas à Natureza nos últimos nove anos. Este projeto é resultado de uma consciência mais ambiental e humana, engajada com o futuro e com o desenvolvimento sustentável. Por isso, temos a confiança de que a forma como agimos hoje vai transformar a vida das futuras gerações”, declara Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel. 
 
Texto: Marcela Prass Scheffler – Comunicação / Unidade de Atendimento e Suporte / Coprel.
Fotos: Tiago Trindade / Rádio Planetário.

Sair da versão mobile