Terça-feira, 25 de Setembro de 2018
Telefone: (54) 3383.3600
Whatsapp: (54) 99988.1290
Curta nossa página no Facebook:
Clique para Ouvir
C
Espumoso/RS
No ar: Mundo em Revista
Ao Vivo: Mundo em Revista
Agricultura

15 de abril é Dia Nacional da Conservação do Solo, agrônomos de Espumoso falam sobre o tema

15 de abril é Dia Nacional da Conservação do Solo, agrônomos de Espumoso falam sobre o tema
14.04.2018 10h38  /  Postado por: Redação

Dia Nacional da Conservação do Solo é comemorado no dia 15 de abril. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do americano Hugh H. Bennett, considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos e o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Muito talentoso para a escrita e a oratória, Bennett também é reconhecido como grande comunicador. Seus discursos levaram as ideias conservacionistas através do mundo. Este dia foi instituído no Brasil pela Lei 7.876, em 13 de novembro de 1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo sustentáveis.

O solo é o resultado do intemperismo de rochas por agentes físicos, químicos e biológicos, como a ação de chuvas, de ventos, e seres vivos; aliado à matéria orgânica. Abrigo para diversas espécies, como minhocas, fungos e micro-organismos, é dele que brota uma ampla vegetação, capaz de formar paisagens distintas e permitir a sobrevivência de diversas espécies que interagem entre si e com o ambiente. Graças ao solo, temos fontes de alimento, matéria-prima para os mais diversos fins, reciclagem de matéria orgânica, filtração e abrigo de água, dentre outros.

O engenheiros agrônomos Samuel Soletti da Consultoria Semear em Espumoso e Lauro Colle da Emater Espumoso, participaram do Programa Mesa Redonda da Rádio Planetário, 1290 AM, falando com exclusividade sobre o assunto.

Ouça no player abaixo:

Comente essa notícia
Receba nosso informativo
diretamente em seu e-mail.